Batalha Espiritual

    Às vezes não notamos que estamos em meio a uma batalha espiritual ou temos uma noção frágil sobre isso. O Pr. Hernandes Dias Lopes, em seu comentário sobre este tema, afirma corretamente que “a vida cristã não é um parque de diversões…”1É certo que,nesta batalha só há duas categorias de pessoas: os alistados no exército de Deus ou os alistados no exército de Satanás.

     Como soldados do exército de Deus, precisamos ter as seguintes atitudes para não sermos derrotados nesta batalha:           

  • Fortalecer-nos na fonte sobrenatural

  • Usar os recursos sobrenaturais do exército

  • Estar em contato frequente com o nosso General

  • Ter permanente vigilância                                     

     Sabendo que estas batalhas serão constantes até ao dia em que o inimigo será totalmente derrotado, temos que ser dedicados em tudo que o o Senhor ensinou sobre isso em sua Palavra.

Quer ser vitorioso nesta batalha? Então veja e siga estas orientações!

Efésios 6:10-18

     Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

     Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

     Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.

     Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

    Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Perigos

     Nesta batalha espiritual estamos expostos aos seguintes perigos:

  • Estar fraco

  • Estar vulnerável

  • Não definir quem é o inimigo

  • Subestimar ou superestimar o inimigo

Estratégia

   Podemos notar que o inimigo é astuto. Seus ataques são planejados! Há dois tipos de ciladas que Satanás costuma utilizar nesta questão de estratégia:

Tipo 1: “Satanás é uma invenção da religião
Nos faz achar que Satanás não existe realmente, ou que ele é apenas uma força negativa, uma lenda ou um mito. Isto dará vantagem a ele, e derrota a nós. Permite que ele ataque sem ser percebido, ou até mesmo se disfarce e engane com mais eficácia.

Tipo 2: “Satanás é o único culpado    

           Nos leva a pensar que tudo de errado que acontece é por causa de uma ação de Satanás. Este é o oposto do primeiro tipo. Neste engano sutil o inimigo consegue parecer muito mais poderoso do que é. Astutamente o inimigo é tido como sendo tão poderoso como Deus, e o crente parece um alvo quase indefeso no meio desta guerra. Outro efeito deste engano é que a pessoa não glorificará o soberano poder de Deus como deve, nem se responsabilizando por seus pecados.  

Como então podemos sermos vitoriosos nesta batalha espiritual?

Como não ser derrotados quando ele atacar?

Seguindo a estratégia do nosso General em união com o exército dEle, podemos resistir no dia mau, vencendo e permanecendo inabaláveis. 

Força Sobrenatural

Sabendo que Satanás é astuto e organizado (Ef 6:11,12),e que nós somos humanos frágeis, precisamos ser soldados fortes. Esta força deve ser obtida em Deus. Esta é a primeira atitude: Fortaleça-se no Senhor e na força do poder Dele. As Escrituras fornecem o alimento necessário para isto. 

A Armadura

Além de ser fortalecidos sobrenatu-ralmente, devemos ainda nos equipar com a armadura de Deus. É um recurso do qual devemos nos revestir (Ef 6:11). Veja cada parte da armadura e use:

  • Cinto da Verdade v.14– como resultado da Verdade, ter um caráter fiel, verdadeiro será como um cinto mantendo unidas as outras partes

  • Couraça da justiça v.14– a certeza da justiça de Deus é uma grande proteção para o coração, tornando-nos também justos, nos protege de querer fazer “justiça” humana.

  • Calçados do evangelho v.15– A agilidade e preparo para mostrar a possibilidade de paz por meio do evangelho, nos tirará os pés do caminho do pecado e resgatará a muitos.

  • Escudo da fé v.16– As verdades que aprendemos na Palavra de Deus formam uma barreira que dissipa as dúvidas e nos garante coerência no dia a dia

  • Capacete da salvação v.17– Esta peça reluzente da armadura não deve sair de nossa cabeça. Viver a salvação entendendo seus valores, nos dará uma mente protegida.

  • Espada do Espírito v.17 – a nossa prática e treino no manuseio da Palavra nos ajudará a desviar os golpes malignos em cada um daquele dia mau.                                

Então? Já tomou toda a armadura de Deus? Faça isto como um bom soldado de Cristo. 

Contato com o General

É claro que não estamos sozinhos nestas batalhas. Temos uns aos outros, soldados do mesmo exército. Mas nossa vitória depende de nosso contato contínuo com Deus. A oração (Ef 6:18) é o recurso de comunicação que traz a intervenção de nosso Todo Poderoso Deus. 

Prontidão, vigilância

Estando em meio à esta batalha, não podemos ficar embriagados com este mundo. Devemos ser sóbrios. Satanás tem suas astucias e assaltos surpresa. Estejamos atentos quanto a nós e também quanto ao outros soldados, nossos irmãos.

Esta é a promessa de vitória! Teremos batalhas, mas estaremos fortificados, revestidos de toda armadura, em contato frequente com Deus e vigilantes em oração uns pelos outros. 

Textos Importantes

  • Jesus como soldado nesta batalha – Mt 4:1-11; Lc 4:2-13

  • A ordem do General – Ef 4:27; 6:10,11,13

  • A força certa – Ef 6:10; Jo 15:5; Fp 4:13

  • Estratégias eficazes

    • Vestir toda a armadura – Ef 6:11, 13

    • Resistir com firmeza – Tg 4:7

    • Ser sóbrio e vigilante – 1Pe 5:8,9

    • Unir-se, em oração, aos outros soldados – Ef 6:18

  • Tentações são limitadas – Jó 2:6-10; 1Co 10:13; Lc 22:31,32 

O que NÃO fazer

  • Não tente provocar o inimigo, não o subestime. O Senhor o repreenderá – Judas 1:9

  • Não confie em métodos de pessoas, ou fórmulas de igrejas. A autoridade que te dá vitória é a sua submissão a Deus – At 19:13-16 

Cântico de Vitória

Romanos 8:31-39

     As verdades deste texto trará grande força a você. É a refeição perfeita para adquirir forças sobrenaturais. Não “engula” este alimento, “mastigue bem”, sinta o “sabor” dele. Para isso, leia-o seis vezes de uma vez (mastigação), depois faça uma lista das verdades (digestão) que podem te dar forças e convicções (ação das vitaminas da Palavra na vida). Você verá que ser vitorioso será uma consequência da força do poder do Senhor te garantindo:”Eu não deixarei de te amar, estou com você pra sempre!”

Reflexão:

  •  De quais ataques você pode ser protegido por cada parte da Armadura de Deus?
  •  Descubra uma forma prática de você usar cada parte desta Armadura no seu dia-a-dia.

Desejo e oro por vitórias pra você!